Entenda mais sobre o mercado de brindes personalizados!

27
jan

Empreender é o objetivo de muitas pessoas que procuram ser donos do seu próprio negócio. Entretanto, é comum que várias dúvidas surjam durante o processo. Em qual segmento posso atuar? Quais são meus recursos financeiros disponíveis para investir? Como devo aplicá-los? Diante de tantos impasses, é essencial fazer um planejamento prévio e analisar as potencialidades da ideia empreendedora.

Pensando nisso, o mercado de brindes personalizados pode ser uma boa opção para você. Com a demanda sempre crescente por produtos customizados, tanto no setor corporativo como por parte dos consumidores finais, fornecer objetos personalizados é um bom nicho.

Então, quer conhecer como funciona esse mercado e quais são suas perspectivas de crescimento? Continue a leitura e confira!

O que avaliar antes de investir em algum segmento do mercado?

Essa pergunta é bastante importante. Afinal, na grande maioria das vezes, o empreendedor não tem muitos conhecimentos sobre o setor em que deseja atuar. É preciso, portanto, realizar uma análise global de todas as potencialidades da sua iniciativa empresarial.

Nesse caso, um ponto de partida interessante é utilizar a inovação a seu favor. Faça perguntas para ajudar nesse processo. Por exemplo: como posso ofertar brindes com um nível maior de personalização? Ou ainda: de que modo posso estreitar o relacionamento com os meus clientes?

Assim, fica mais fácil, e principalmente seguro, iniciar um negócio próprio.

Como funciona o mercado de brindes personalizados?

Agora que você já conhece alguns passos iniciais que devem ser feitos, podemos abordar um pouco como é a atuação no mercado de brindes personalizados. Em primeiro lugar, vamos definir o público-alvo do negócio.

É possível atender pelo sistema Business-to-business (B2B) ou  Business-to-consumer (B2C). Mas esses termos parecem um pouco complicado, não é mesmo? Então, vamos simplificar!

O B2B nada mais é do que a venda direcionada a companhias e empresas; já o B2C é voltado para atender ao consumidor final. Ou seja, é possível atender diferentes necessidades e demandas de mercado.

Por isso, seja customizando brindes para festas e eventos familiares ou mesmo atendendo a uma campanha promocional de uma grande empresa, há sempre oportunidades para quem trabalha nesse ramo.

Como é a concorrência nesse setor?

A concorrência existe em qualquer mercado, não é verdade? Por isso, ser competitivo e oferecer produtos de qualidade, um bom atendimento e respeito aos prazos são atributos que fazem uma empresa se diferenciar.

O mercado de brindes personalizados, na sua grande maioria, é composto por pequenas empresas e profissionais que atuam na informalidade. Dessa forma, ter uma ampla gama de produtos e estar atento às últimas novidades do setor é imprescindível.

Quais são as perspectivas em curto prazo?

A economia nacional já começou a dar sinais de crescimento e retomada em 2017 e 2018. Por isso, é esperado que as vendas tenham um aumento significativo em 2019.

Assim, toda a cadeia de consumo tende a crescer. As companhias vão procurar realizar campanhas promocionais com distribuição de brindes, enquanto os clientes finais vão buscar cada vez mais produtos customizados.

Quais são as tendências para atuar no mercado de brindes?

Quem deseja empreender no mercado de brindes precisa estar sempre atento às áreas de atuação que podem ser encontradas nesse nicho. Existem alguns tipos de brindes que estão sempre em alta e outros que são da última moda e podem ser passageiros.

Isso não impede que você ganhe dinheiro vendendo os artigos da moda, ao mesmo tempo em que também lucra com os tradicionais. Afinal, o que importa é fazer com que o seu negócio seja um sucesso, não é mesmo?

Para que você conheça as principais tendências no mercado de brindes, desenvolvemos uma lista. Acompanhe, a seguir!

Brindes sustentáveis

Cada vez mais as pessoas estão despertando para a importância da preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos naturais. Logo, é uma excelente ideia investir na confecção de brindes sustentáveis.

Sacolas retornáveis, canecas personalizadas, utensílios feitos de materiais reciclados, entre outros, são exemplos dos chamados ecobrindes.

Brindes para animais de estimação

Os nossos pets são praticamente parte da família, você não acha? Por isso, dar brindes para animais de estimação é uma prática cada vez mais comum, o que justifica essa tendência de mercado.

Comedouros, casinhas plásticas ou de madeira, mordedores em formato de ossinhos, freesbees etc. Todos esses brindes para animais de estimação podem fazer sucesso se você colocá-los à venda.

Brindes tecnológicos

A tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas e existem artigos que podem servir como acessórios que complementam o uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Com o logo de empresas, você pode desenvolver fones de ouvido, power banks, pendrives, caixas de som e outros itens similares, por exemplo. Assim, essas organizações terão as marcas estampadas em itens que podem ser muito utilizados pelos seus funcionários ou clientes no dia a dia.

Brindes para o bem-estar

Quando chega o final do dia, todo mundo só pensa em uma coisa: ir para casa e relaxar. É por isso que os brindes para o bem-estar estão sempre em alta, pois associam as marcas que o patrocinam com uma experiência positiva para a pessoa presenteada.

São exemplos de brindes para o bem-estar os chinelos personalizados, roupões, sais de banho, toalhas etc.

 

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